Sajape e Sababv - Retrospectiva 2018

Queridos Vizinhos,

Terminando 2018...

Desejamos que 2019 traga muitas alegrias, conquistas e boas energias para todos!

É tempo de celebrar;

                   Foto de Cecilia Vella


É tempo de transformar,

Reciclar,

Superar,

Avançar!                

É tempo de festa! E de reinventar!

E nesse recomeço, Sajape e Sababv convidam: venham atuar conosco em 2019.

As demandas são imensas, nossas equipes, pequenas. Mas com a ajuda de todos, o caminho fica mais suave e as ações muito mais produtivas. Agradecemos a cada um de vocês, que de alguma forma nos ajudaram a melhorar a qualidade de vida em nossos bairros.

A seguir retrospectiva das principais atividades desenvolvidas pelas duas associações em 2018


Em 2018, a Sajape completou 20 anos de atuação, e continuou a fazer o que sempre fez desde que foi criada – divulgando e promovendo a cidadania, a cultura e a qualidade de vida dos nossos bairros, da nossa cidade.

Além das atividades cotidianas – acompanhamento nos órgãos públicos – secretarias de governo municipal e estadual, Ministério Público, Polícia Civil – para reverter irregularidades de obras e usos, para intervir no sistema viário e na infraestrutura dos bairros, para implantar o programa Vizinhança Solidária, contatos com novos moradores, participação em conselhos municipais, e muito mais –, as comemorações incluíram aproximação com as escolas da região, eventos no Parque do Cordeiro, nosso cartão postal, e na Praça Dácio de Morais Júnior. E por fim, a Folia de Reis, do grupo Estrela Guia de Paz, encerrou mais um ano de trabalho para todos nós.








Em 2019, a associação atinge a maioridade, e temos novidades à vista: a SAJAPE parte para novos desafios, e convida todos os vizinhos e associados a unir-se em prol de uma Santo Amaro cada vez melhor!

Projeto de Micro drenagem do A.B.V. para conter as enchentes:


As negociações com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras progrediram muito neste ano: em fins de agosto, foi entregue, como doação da Sababv à Secretaria, o anteprojeto elaborado pela Hidrostudio. Agora esperamos que a emenda parlamentar, que foi liderada pelo Ver. Gilberto Natalini e apoiada pelos Ver. José Turin e Mario Covas Neto, seja mantida no orçamento municipal. Essa emenda garante à Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras os recursos para licitar a contratação de um projeto executivo. Por fim, os recursos para a execução das obras serão solicitados ao Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI).

O projeto consiste na construção de grandes galerias sob o leito carroçável, de modo a armazenar no
pico da chuva aquela água que de outro modo, ficaria acumulada na superfície causando a enchente.



Parque Alto da Boa Vista:

Uma equipe da Sababv tem participado de reuniões mensais na Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) para acompanhamento do projeto do parque que, após 15 anos, continua no papel. Infelizmente, mesmo dois anos após a publicação da doação do módulo no Diário Oficial, continuamos sem parque. A aérea ainda não se encontra em condições de receber o módulo para sediar a administração, muito menos de receber o público.  Mas continuamos trabalhando.





Compostagem e reciclagem e descarte correto:


Trabalhos na subprefeitura de Santo Amaro, desenvolvidos pelo grupo do Cades regional, contando com palestras de agrônomos, têm sido incentivados pelas associações para um projeto maior de gestão dos resíduos sólidos.  O problema do lixo é mundial, e a nossa campanha é motivar cada morador a tornar-se responsável pelo lixo que produz, reciclando, reduzindo o consumo e praticando a compostag


 Descarte Bem!!


A Sajape desenvolveu um aplicativo que facilita o descarte responsável de diversas categorias de resíduos aqui mesmo, em nossa região. Por meio do aplicativo, é possível saber onde descartar seu lixo reciclável e dar o destino correto a outros materiais, como lâmpadas, óleo usado, eletrônicos etc.

Instale o aplicativo no seu celular e DESCARTE BEM!


 Comunicação:


 Várias mudanças em nossas mídias impressa e digitalizada serão iniciadas em janeiro.  As associações estarão de cara nova!!


Precisamos de sugestões para que nossa comunicação alcance mais moradores!


Venha nos ajudar! Mande sua sugestão!! Participe!


Terreno Alfomares:

 O terreno continua sub judice.  Enquanto isso, os vizinhos estão de olho, e a qualquer corte de árvore ou invasão, as associações são avisadas e alertam a subprefeitura para que evite crimes ambientais.




 Usos irregulares:


Temos recebido várias reclamações de usos irregulares para eventos e festas em áreas residenciais, e também uso comercial em imóveis residenciais. Essa falta de respeito atrapalha a vida de muitos moradores.


Continuamos a fazer nosso trabalho de cobrar da subprefeitura autuações, mas cabe a cada um de nós denunciar no SAC da prefeitura, e não incentivar o uso indevido desses imóveis.


 Mercado Santo Amaro:


A  Sababv e a Sajape promoveram duas reuniões, a primeira na sede com representantes/permissionários do Mercado Municipal de Santo Amaro, a segunda na ACSP-Santo Amaro (Associação Comercial) também contando com representantes convidados por estas para analisar diferentes possibilidades para a reconstrução do prédio incendiado, mantendo suas características de patrimônio simbólico de Santo Amaro. O envolvimento das sociedades amigas dos bairros se deu após duas tentativas de concessão pela Prefeitura de São Paulo, a segunda delas suspensa pelo TCM (Tribunal de Contas do Município). Continuaremos trabalhando junto com os permissionários e a AC para que não haja desvirtuamento da vocação do mercado.

Cades Central:

No Cades, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de participarmos das Reuniões Plenárias, onde são aprovados grandes projetos da cidade, estamos auxiliando na organização das pautas e participando da Comissão de Parcerias relacionadas a parques e áreas verdes.


Cades  Subprefeitura de  Sto Amaro:


Participamos das reuniões mensais na subprefeitura de Santo Amaro, e temos  trabalhado também com reciclagem, compostagem, além de procedimentos corretos de plantio, manejo e poda das árvores em áreas públicas. O objetivo das associações é conseguir uma certificação ambiental para Santo Amaro.


Calçadas:  multas e problemas com árvores.

Alguns vizinhos têm recebido autuações por problemas nas calçadas de suas residencias.

A questão é complicada, porque, embora a responsabilidade pela conservação da calçada seja do morador, muitas vezes o problema é causado pelas raízes de árvores que levantam o piso, e o morador não tem como resolver sem a autorização da prefeitura. Para evitar problemas futuros, lembre-se que em nossa cidade somente a prefeitura tem autorização para plantar árvores nas calçadas.

Aprenda a respeito e calçadas e suas especificações segundo as normas da prefeitura:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/calcadas
“A presença de árvores nas calçadas é importante, pois elas contribuem para melhorar o meio ambiente de nossa cidade e, nos dias de chuva, facilitam o escoamento das águas. Porém, compete à Prefeitura plantá-las ou repará-las e, neste caso, o técnico da subprefeitura estará atento à Lei 10 365/87 e a duas necessidades básicas:

I - A dimensão da espécie escolhida deve estar adequada à largura da calçada

II - Não cimentar a base da árvore, para não prejudicar o desenvolvimento da mesma. No caso, deve haver grama ou ser instalada uma grelha (que facilita o fluxo de pedestres)


 

                         foto: árvore estrangulada 


Movimento : IPTU justo:

Somos mais de 45 associações de bairros, que totalizam uma população de 3 milhões de pessoas indignadas com os valores aviltantes desse imposto. Sajape e Sababv participam de um grupo organizado que diz NÃO AO CONFISCO a que somos submetidos ano após ano.

Nossos colaboradores, vereadores, advogados tributaristas e matemáticos fizeram estudos detalhados sobre o aumento do imposto desde 2001, e demonstraram que NADA justifica a escalada exponencial deste tributo, cuja correção não segue NENHUM dos índices econômicos estabelecidos.

As associações uniram-se e estão pedindo o congelamento dos valore do IPTU por dois anos, até que se resolvam algumas demandas da sociedade.










Comentários