Corredor de ônibus Marginal-Diadema: reunião das associações com a EMTU

Para quem não sabe, o corredor de ônibus Marginal Pinheiros - Diadema está esperando a conclusão das obras há mais de 20 anos. Agora, o Ministério Público determinou que a Prefeitura conclua a obra até o final do mês de julho deste ano.

A EMTU, em reunião anterior na sede das associações, revelou que serão instalados tróleibus nessa via, o que exigirá mais adequações da pista, pois serão necessárias instalações elétricas para o funcionamento dos transportes.

As associações SABABV e SAJAPE, representadas por dois de seus moradores, reuniram-se com o coronel José Renato, da Ouvidoria da EMTU; o sr. Alberto Horta, engenheiro responsável pela obra do corredor; o sr. José Jacques Yazbek, superintendente de engenharia e obras da EMTU; e o sr. Luiz Felipe, engenheiro que acompanhou a obra enquanto estava sob a responsabilidade do Metrô, no dia 23 de março deste ano para ouvir e entender as providências para a implantação e a abertura desse corredor.

Serão 18 pontos de parada e cinco estações de transferência, a saber: Parque do Nabuco, Washington Luiz, Vicente Rao (na altura da Ademar Queirós de Morás), Santo Amaro e Largo Los Andes.

As paradas serão módulos de estrutura metálica com cobertura de policarbonato em forma de abóboda.

Ainda há muitos problemas sem solução, como o acesso à estação Morumbi da CPTM na altura do Largo Los Andes. Embora o melhor acesso seja por debaixo da ponte Morumbi, o Market Place ocupa a via. Há fortes indícios de que o TAC e/ou as diretrizes de polo gerador desse shopping não tenham sido cumpridos. As associações comprometeram-se a investigar em que situação essa área pública está sendo ocupada.

A instalação das paradas e o recapeamento da pista exclusiva dos ônibus são simples e se a obra dependesse só disso, o prazo seria facilmente cumprido. Contudo, segundo o engenheiro Alberto, há outras intervenções que não estarão prontas até o dia 31 de julho, prazo máximo concedido pelo promotor Naum para a conclusão da obra. A instalação das galerias para a rede de transmissão de dados, que envolve também a infraestrutura para CET, Ilume, sinalização e rastreamento dos ônibus é uma delas.

A quantidade de intervenções solicitadas pela CET é outro problema. Dentre as que mais afetam o nosso bairro, está a que pretende desapropriar parte do EcoPonto para fazer uma alça de retorno, eliminando o que já existe na frente do Carrefour na Vicente Rao.

Comentários

  1. Entre o terminal diadema e o carrefour terá alguma parada de ônibus?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Sim.

    Vamos postar um mapa com as paradas. Apenas os nomes ainda não estão confirmados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários do Mais Ação são submetidos à moderação para evitar linguajar inadequado e spams. Comentários anônimos não serão publicados.