Encontro com a Eletropaulo: feedback

Aos associados da
Sajape, da Sababv e da Ciranda

Como já foi informado, diretoras da Sajape e da Sababv estiveram mais uma vez em reunião com técnicos da AES Eletropaulo, no dia 4 de abril, na sede da empresa situada no Jaguaré,  para tratar dos problemas recorrentes de falha no fornecimento de energia elétrica em nossos bairros. Na ocasião, as representantes das associações transmitiram aos técnicos dezenas de mensagens de moradores, recebidas por e-mail, e solicitaram providências.

Em continuidade a esse encontro, nesta terça-feira, dia 29 de abril, a pedido das associações , os mesmos técnicos da AES Eletropaulo vieram a Santo Amaro, atendendo ao nosso convite para prestar esclarecimentos à comunidade e informar sobre as medidas já tomadas e/ou planejadas. Esse evento também foi amplamente divulgado por e-mail a todos os associados cadastrados nas entidades, e o convite foi reiterado por meio de uma Newsletter que circulou na segunda-feira, dia 28 de abril.

Como o assunto era de interesse de todos, erroneamente imaginamos que haveria um grande número de moradores presentes na reunião e por isso reservamos um auditório para o evento. Lamentavelmente, os esforços das duas associações foram ignorados pela maioria absoluta dos moradores, entre os quais até  mesmo aqueles que nos procuraram insistentemente por ocasião das quedas de energia. A afluência ao evento foi vergonhosamente baixa, incompatível com as vigorosas e indignadas reclamações que nos foram encaminhadas.

Os poucos que compareceram aproveitaram uma oportunidade rara de discutir diretamente com os técnicos que podem explicar e resolver seus problemas. A apresentação foi de fato esclarecedora e,  temos agora perspectivas promissoras de intervenções de curto e médio prazos.

A esses poucos moradores que compareceram, demonstrando respeito, consideração e reconhecimento pelo trabalho voluntário e persistente das associações, nossos agradecimentos.

E por fim,  fica aqui uma dica para refletirmos: as associações não devem ser vistas como prestadoras de serviço, e aos voluntários não compete  o papel de levar  recados dos moradores aos órgãos públicos .
Nossa missão é preencher espaços de participação entre os órgãos públicos e os moradores, e entre os próprios moradores, e  quiçá criar uma nova mentalidade  onde as pessoas se sintam responsáveis e colaboradoras de sua comunidade,  como acontece em países desenvolvidos. Para que participem assim, das reuniões, decisões e acontecimentos,  mesmo sem um problema específico.

Sem que cada um faça sua parte, esse objetivo jamais será alcançado e isso vale também para questões de segurança, uso e ocupação de solo, preservação de áreas verdes, transporte, mudanças de zoneamento e tantos outros temas.

Participe, ainda é tempo de fazermos uma cidade melhor!!

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