Ata da reunião da Sajape de 24/julho/2014 com Amlurb

Presentes: Pela Amlurb: Sr. Silvano Silvério da Costa - Presidente, Sra. Maria Salete Marreti – Coordenadoria de Projetos 1, Sr. Odair José Sousa - Coordenadoria de Projetos 1, Sr. Adler Antunes de Carvalho - Coordenadoria de Projetos 2.
Pela Soma: Sra. Karoline Faceto Kurebayashi - Engenheira Deptº Operações.
Pela SAJAPE : Sra. Cristina Antunes, Sra. Patricia Blauth, Sra. Magna Carvalho, Sr. Edison Carvalho de Oliveira.
A convite da diretoria da Sajape, recebemos para um café da manhã em nossa sede, no dia 24 de julho p.p., o presidente da Amlurb  (ex-Limpurb), Sr. Silvano Silvério, acompanhado de seus coordenadores de projetos e de representante da Soma.

Os objetivos do encontro foram a troca de ideias sobre o aproveitamento dos Ecopontos e a apresentação, pela Sajape, de seu projeto de compostagem no Ecoponto Vicente Rao, financiado pelo Fema em 2011.

O Sr. Silvano mostrou-se extremamente receptivo aos questionamentos e propostas da associação. No âmbito da implementação do recém-aprovado Plano de Gestão Integrada de Resíduos do município, afirmou que estão sendo estudados outros usos para os Ecopontos, visando torná-los mais atrativos para a comunidade, inclusive como espaços para educação ambiental. Recomendou que a Sajape ficasse atenta aos novos editais que devem ser abertos para projetos dessa natureza, incluindo a capacitação de pessoas para reuso de resíduos, como madeira e outros volumosos.

Além da possibilidade de atividades de Educação Ambiental, devem ser pensadas formas de divulgar a importância dos Ecopontos nos próprios locais, mostrando aos cidadãos o destino dos resíduos ali entregues, exemplos de reutilização em outros Ecopontos etc.

Após um diálogo bastante agradável e proveitoso, Sr. Silvano precisou retirar-se para outro compromisso e os demais foram visitar as instalações do Ecoponto Vicente Rao. Lá, foi possível observar a área anteriormente utilizada pelo projeto de compostagem e as condições para sua continuidade.

Segundo a técnica Salete, existe a possibilidade contratual de a Soma ser parceira da Sajape em ações de Educação Ambiental que não dependam do pessoal da empresa. Projetos neste sentido devem ser encaminhados pela Sajape antes à AMLURB, aos cuidados da Salete.

Quanto aos problemas apontados pela Sajape no uso do Ecoponto, deliberou-se que:

  1. considerando a inexistência de rampas neste Ecoponto, a Soma orientará sua equipe para ajudar os usuários a descarregar seus resíduos, em caso de necessidade; e
  2. a Soma organizará uma maneira/área para acumular recicláveis volumosos (como caixas com revistas, fardos de jornais, caixas de papelão, etc.) para que estes não precisem ser desmontados e “socados” no bocal (pequeno demais) dos containers e nem depositados (e desperdiçados) nas caçambas para inservíveis.
A Soma incumbiu-se também de enviar à Sajape a programação de retirada de cartazes e faixas de propaganda nas ruas do bairro e de garantir seu cumprimento. Para a Sajape ficou a tarefa de enviar à Amlurb a resolução da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo relativa à compostagem e seus projetos para o Ecoponto, em especial o que trata de resíduos em madeira, após atualização.

Em tempo: Cópia da Resolução já foi enviada para a Amlurb.

Comentários