Nova Lei de zoneamento

A Ciranda marcou reunião com o vereador Andrea Matarazzo no dia 2 de fevereiro de 2015 para tratar de assuntos referentes à minuta do novo zoneamento proposto pela Prefeitura. No entanto, neste meio tempo, ela  e suas entidades foram convidadas a participar de uma reunião no MUBE - Museu Brasileiro de Escultura, no dia 3 de fevereiro de 2015, com o próprio vereador Andrea Matarazzo que já havia marcado coincidentemente com as associações de bairros que estão envolvidas e preocupadas com a proposta para o novo zoneamento da cidade. Assim, a Ciranda pediu o cancelamento da reunião do dia  2 e se fez representar na do dia 3.

A mesa do evento foi composta pelos vereadores Andrea Matarazzo - PSDB, que comandou o debate, Aurélio Nomura - PSDB e José Police Neto - PSD que tinham como proposta ouvir  as associações e suas demandas e definir algumas estratégias de ação.

A maior reclamação foi, sem dúvida, a criação de corredores denominados ZCor 1 e ZCor 2 que foram inseridos principalmente nas bordas das ZER (Zona Exclusivamente Residencial) que permitem usos que não são nada compatíveis com os usos residenciais como supermercados, oficinas têxteis e outros tão impactantes quanto.

O professor Cândido Malta, presente no encontro, defendeu uma tese interessante: "O direito de morar tranquilo" em toda a cidade e escreveu um artigo que o vereador Andrea Matarazzo se comprometeu a interceder junto aos orgãos de imprensa para publicá-lo.

Serão marcadas outras reuniões e os vereadores Andrea Matarazzo e Aurelio Nomura se comprometeram no momento oportuno, e se for o caso, a elaborar um substitutivo com outros vereadores para garantir a ambiência e a qualidade de vida existentes nas ZERs.

Regina Monteiro
Arquiteta Urbanista




Comentários