Comunicado da SAJAPE e SABABV - SEGURANÇA

Prezados vizinhos,

Infelizmente, nossa região tem sido alvo constante e crescente de ocorrências policiais. Todas as semanas recebemos e-mails de vizinhos relatando violências diversas como roubo de carro, casas, etc.

Preocupados com a situação, convidamos alguns sindicos e diretores de escolas da região para conhecerem um projeto de rede comunitária de segurança do Morumbi, implantado por um grupo de moradores e que tem apresentado bons resultados na região, apesar  de enfrentar vários obstáculos.

Nosso projeto é primeiramente ajudar a criar uma rede de comunicação entre os condomínios  e depois entre os condomínios e a polícia. Começaremos pelos condomínios e edifícios que nos procuraram,  para depois ampliarmos aos moradores das casas que quiserem aderir ao projeto.
Será um “projeto piloto”  baseado em colocação de câmaras e agilidade na comunicação. A idéia é aumentar  a sensação de vigilância em nossa região para desencorajar a ação dos bandidos.

Já temos nos bairros da SAJAPE ( Jd dos Estados e Petrópolis) o projeto “ Meu vizinho está de olho” e também “ Amigos do quadrilátero”. Detalhes desses projetos estarão em nosso blog dentro dos próximos dias.

Participe, envie suas sugestões, comentários e experiências e por favor, repasse esse e-mail aos conhecidos do bairro. Vamos aumentar essa corrente!!

Abaixo a ata da reunião do dia 5 de abril, onde foi apresentado o projeto de segurança comunitária do Morumbi.

                                                 Ata Reunião Dia 5/5/2015 -


 A reunião realizada na sede das associações SAJAPE e SABABV teve como objetivo  discutirmos soluções para melhorar a segurança em nossa região e conhecermos o trabalho de rede comunitária de segurança ( R.C.S.)que está sendo realizado no bairro do Morumbi por um grupo de moradores voluntários, dentre eles: Marcelo e sua esposa Graciela.

Eis abaixo um resumo do projeto do Morumbi:

Esse projeto piloto  envolve a região atendida pela 5ª Cia do 16º Batalhão
e conta com 110 edifícios (residências, escolas  e comércios).

O projeto piloto foi apresentado para mais de 200 pessoas entre síndicos e moradores, pela polícia e  pela Comissão Gestora, formada por moradores voluntários.

A adesão é voluntária, cabendo ao condomínio realizar os investimentos para
monitoramento e comunicação com a Base Comunitária. O projeto foi  concebido
para ser viável a todos os moradores, sem altos investimentos em equipamentos e sem valores mensais como taxas e manutenção.

A ideia consiste em uma rede entre condomínios e Polícia Militar que  utiliza
o monitoramento das vias com câmeras instaladas pelos edifícios e
comunicação  direta de porteiros com a Base Comunitária da Polícia pelo
aplicativo “Skype”.

Para participar da rede,  o condomínio deve estar previamente cadastrado  no
sistema  através do termo de adesão e preenchimento da ficha de cadastro. A portaria do condomínio deve ter acesso ao aplicativo Skype via internet de boa velocidade.

Para haver a adesão do condomínio é preciso que os porteiros participem do curso de orientação desenvolvido e aplicado pela 5a Cia. do 16º Batalhão  da Polícia Militar. Este treinamento é gratuito e mostra como utilizar o aplicativo, dando noção aos alunos para que saibam como e em que situação devem ser acionada a Rede Comunitária de Segurança.

 O acesso direto e integração entre condomínios e a Base Comunitária da Polícia Militar do Portal do Morumbi garante maior agilidade no processo  de monitoramento preventivo de delitos tanto de moradores quanto de transeuntes.

Mais do que um projeto de segurança, a RCS-PM Morumbi foca no fortalecimento das relações sociais na região, defende a valorização patrimonial obtida com a redução de ocorrências policiais e busca representatividade em diferentes órgãos da gestão pública: municipal,estadual e associações.

 Resumindo, segundo Marcelo explicou na reunião, os benefícios desse programa são:

  • A rede comunitária é voluntária e gratuita;
  • Há o monitoramento para a prevenção de delitos e consequentemente, maior proteção dos moradores e transeuntes;
  • Fortalece as relações sociais entre vizinhos;
  • Melhora a comunicação com a polícia porque há a melhor e mais rápida  identificação de quem chamou a polícia;
  • A própria polícia tem acesso em tempo real às imagens das câmaras;
  • Valorização patrimonial obtida com a redução da criminalidade;
  • Há melhor representatividade da comunidade nos contatos com a polícia e uma diminuição real de ocorrencias policiais na região do programa.

As garantias:

  • Não há identificação da chamada para preservar o funcionário dos condomínios;

 E restrições:

  • Não há ganho de dinheiro com esse projeto, ou seja, não é cobrado nenhuma taxa pelo serviço
  • Não há indicação pela R.C.S. de equipamentos ou equipes de segurança.

 Após a palestra, os participantes deram seus depoimentos sobre o  aumento da
criminalidade na região e ficou combinado que  faríamos uma lista dos condomínios e das ruas que gostariam de participar do futuro projeto de segurança.




Comentários