Ata: 01/Fev/2010

Reunião de Diretoria da SAJAPE/SABABV de 01/02/2010

Presentes: Lica / Ferrua/ Cecília/ Olga/ Mônica/ Mª Elvira/ Guilherme/ Olívia/ Marjorie

Pauta:
1)Enchentes na Roque Petroni e na Vicente Rao
2) Projeto de macrodrenagem na bacia do Cordeiro: posição final da SAJAPE?
3) Objetivos da SAJAPE e SABABV para 2010
4) Blog da SAJAPE/SABABV
5) Moção de apoio e apelo ao Supremo Tribunal Federal - Vamos aderir?
6) Assuntos Gerais.

Lica deu início aos trabalhos falando sobre as enchentes que têm acontecido em nossa região e em especial sobre o projeto de macrodrenagem da bacia do Cordeiro. Pediu a todos que se manifestassem sobre o apoio ou não ao projeto. Após breve troca de idéias, a opinião, quase unânime, foi favorável ao andamento do projeto mas com a condição de que SAJAPE e SABABV mantenham vigilância sobre o andamento do mesmo.

Com relação ao projeto de tróleibus no corredor da V. Rao, todos concordaram que o mesmo não deve ser implantado antes do término das obras da bacia do Cordeiro. Calia e Olívia sugeriram que se mande ofício ao EMTU alertando sobre os problemas que certamente surgirão se os tróleibus forem implantados antes.

Em seguida, Lica comentou sobre o novo Ação Total que a subprefeitura vai patrocinar no mês de março. Sugeriu que se mande ofício ao Juvenal da Subprefeitura solicitando que a prioridade máxima deste evento seja a limpeza do córrego Canumã e dos reservatórios.

Mônica participou a todos que SAJAPE/SABABV já têm um blog. A criação deste blog tem por objetivo substituir a edição impressa do jornal Mais Ação para o qual só temos patrocínio para mais 3 edições. A idéia é que após a implantação definitiva do blog, se algum morador quiser receber o jornal impresso faça uma assinatura, pagando por ela.

O assunto foi bastante discutido e concluiu-se que devemos ter o blog sim mas o jornal impresso não deverá ser extinto pois boa parte dos moradores são pessoas idosas que não tem o hábito do uso de internet. Decidiu-se procurar alternativas para bancar o custo do jornal e voltar ao assunto em próximas reuniões.

Lica leu o resumo da Moção de apoio e apelo ao Supremo Tribunal Federal e consultou o grupo se SAJAPE/SABABV devem aderir ao movimento. O interesse demonstrado foi pequeno mas ninguém foi contra a adesão.

Olívia comentou a saída do Cel. Manoel Antonio da Subprefeitura de Santo Amaro e sua substituição pelo também coronel Sr. Ailton Araújo Brandão que foi comandante do policiamento da nossa Capital e conhece nossa região.

Dando seguimento aos trabalhos, Calia expôs, novamente, sua opinião de que a associação deve ter objetivos à serem seguidos. Objetivos que sejam do interesse dos moradores e que os motivem a participar/colaborar mais com nossa associação. Ferrua comentou sobre o esvaziamento das reuniões e sua opinião de que nossas reuniões são longas e improdutivas e que o sistema precisa ser mudado. Comentou como era no passado e disse que precisamos ter uma nova “bandeira” como tivemos no caso do parque do Cordeiro. Os presentes, inicialmente avessos à idéia de Calia, ao final demonstraram boa vontade em discutir melhor o assunto.

Calia deu algumas sugestões de assuntos a serem considerados como objetivos: solução dos problemas de enchentes na V.Rao; Uso e ocupação do solo – maior fiscalização e atuação da associação; bairro como trânsito de passagem (comunidade protegida); tombamento etc.

Calia comprometeu-se a enviar e-mail ao grupo detalhando melhor suas idéias.

Assuntos Gerais:
Maria Elvira comentou sobre a forma como os projetos são assumidos pela SAJAPE. Segundo ela para participar de um projeto, toda a diretoria deveria ser minuciosamente informada dos compromissos a serem assumidos e dos resultados esperados e dar ou não sua aprovação.

Guilherme comentou que como é difícil reunir todo o grupo poder-se-ia obter o ok de toda a diretoria para os assuntos mais importantes através de documento veiculado por e-mail.

Discutido este assunto, deu-se a reunião por encerrada.
São Paulo
01/02/2010

Comentários