SAJAPE 20 anos - mais uma conquista!

Nasce a Praça do Cordeirinho

pessoas interagindo no espaço da praça, um local com árvores e brinquedos de bambu.
A presença de crianças das escolas da região, de membros do Grupo Escoteiro Nove de Julho e de moradores do bairro marcou a inauguração da nova Praça do Cordeirinho, antiga Praça Dácio de Morais Jr. 

Foi um sucesso o lançamento do projeto “Praça do Cordeirinho”, no final da Rua Miranda Guerra. Nesse local, conhecido como Praça Dácio de Morais Júnior, aconteceu no domingo, 26 de maio, o evento que marcou a posse formal dessa área pela Sajape - Associação de Moradores dos Jardins Petrópolis e dos Estados.

Com a presença de crianças das escolas da região, de membros do Grupo Escoteiro Nove de Julho e de vizinhos, pais, amigos e representantes da associação, o evento marcou a adoção da praça pela Sajape.

foto panorâmica da festa de inauguração da praça, local com solo em terra batida com várias árvores. No canto esquerdo, há uma tenda com uma mesa com copos e garrafas. Ao fundo e mais à frente, por toda a extensão da praça, há grupos de pessoas reunidos e conversando. Crianças também estão espalhadas pelos grupos. No centro, há um balão roxo e um laranja.

Mas por que adotar uma praça?

Três homens amarrando bambus que formam uma espécie de estrela tridimensional. Um deles está ao centro enquanto os outros dois seguram as extremidades do brinquedo.Anteriormente descuidado e pouco frequentado por moradores, esse espaço entrou na mira da prefeitura para a instalação de um piscinão. A ameaça foi afastada pela ação dos visitantes, que no dia do evento, se apropriaram da área, ajudaram a plantar mudas de Tumbérgia azul arbustiva cedidas pela Subprefeitura de Santo Amaro, fizeram atividades recreativas, pintaram o muro e trabalharam na oficina de instalação de brinquedos feitos com materiais naturais, como bambu e corda, cuja construção reuniu crianças, pais e moradores.
Agora adotada pela Sajape, a praça será um espaço de convivência para adultos e crianças, e um autêntico Jardim de Brincadeiras.

A Sajape agradece

Além dos moradores, inúmeros amigos e professoras do Berçário Abraço, estiveram presentes o subprefeito da Vila Mariana, Fabricio Cobra, também morador da região, e Marc Zablith, fundador da Ciranda, atualmente coordenador do programa Governo Local naquela subprefeitura; Marcos Galhego, colaborador permanente da Sajape, representando o vereador Eliseu Gabriel, que será um dos patrocinadores da praça; e representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o CADES Santo Amaro.

Diversas pessoas ajoelhadas sobre o gramado que faz limite com a calçada e de frente para buracos na terra e mudas de plantas. Algumas pessoas já estão concluindo o plantio das mudas, jogando a terra para fechar os buracos. Ao fundo, mais pessoas assistindo e praticando outras atividades. No lado direito, a avenida com carros passando.


Agradecemos especialmente aos nossos colaboradores de sempre: Padaria e Pizzaria Santa Marcelina, que viabilizaram o trabalho do Guilherme Blauth, idealizador do Jardim De Brincadeiras;  e a Empresa de Águas Fonte Petrópolis, que assumiu o trabalho de manutenção da praça, desde a abertura das covas em que as crianças plantaram as primeiras mudas do Cordeirinho.
Sinceros agradecimentos à equipe da PM -   Sargento Torres, Cabo Almeida, Cabo Reginaldo, soldado Silva Oliveira e soldado André  - que cuidou da segurança do nosso evento.
E uma menção especial à equipe da Sajape, associados que com incrível dedicação executaram a tempo todas as providências necessárias para o sucesso dessa festa de cidadania e responsabilidade ambiental.

Que tal também colaborar?

Um grupo de pessoas abraçadas em linha, olhando para a câmera e sorrindo. O grupo é composto por 5 mulheres e 5 homens que iniciaram os trabalhos de recuperação da praça do cordeirinho.
Moradores colaboradores que iniciaram o movimento de reforma da praça.

Mas o trabalho apenas começou: a transformação da Praça Engº Dácio em Praça do Cordeirinho vai acontecer aos poucos. O projeto, doado por uma colaboradora, a designer de interiores e paisagista, Jaciara Schaffer Rocha, terá apoio financeiro de empresas e moradores da região, por meio da  de uma plataforma de financiamento coletivo, que traz todas as informações de como o dinheiro será empregado.
Confira já e faça sua doação: 

 Praça do cordeirinho: captação de recursos e história

Comentários