Associações promovem visita à SABESP

No último dia 14 de fevereiro a SABESP, juntamente com a SAJAPE e a SABABV, organizou uma visita de um grupo de 50 pessoas à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alto da Boa Vista. A ETA do Alto da Boa vista é a segunda maior da SABESP, com uma capacidade total de tratamento de 16.000 litros por segundo, sendo 14 mil pelo processo de decantação/filtragem e 2 mil pelo processo de filtros de membrana. A título de comparação, a maior ETA da SABESP é a do Sistema Cantareira (33.000 litros por segundo) enquanto a maior ETA do mundo é a do Guandú, que abastece 80% da cidade do Rio de Janeiro, com 40.000 litros de água por segundo.
O tratamento de filtragem por gravidade é contínuo e visível na maior parte do processo. O grupo teve a oportunidade de acompanhar todo o trajeto da água que vem da Represa de Guarapiranga e chega dentro das especificações de pureza das portarias oficiais e padrões internacionais às torneiras de suas casas.  Antes de ser enviada às nossas casas, recebe ainda alguns agentes químicos, como adição de cloro, correção do pH e adição de flúor (diretriz da OMS para prevenção de cáries). Outra  “descoberta” do grupo foi que toda a “sujeira” resultante da filtragem é enviada pela rede de esgotos para tratamento na estação de Barueri; que de cada 10 litros de água tratada até 4 infelizmente são perdidos por conta de roubo e vazamentos; e que a coleta de esgotos na nossa região alcança 85% dos domicílios e empresas.
O grupo de moradores ficou muito grato ao  anfitrião  Sr. Aurildo e sua equipe  que se empenharam em  responder a todas as dúvidas, e conseguiram transmitir a mensagem  de que o objetivo da SABESP, através de suas estações de tratamento de água e esgotos, é não medir esforços para servir a nossa população com água nos padrões internacionais, mas também devolver esta água à natureza pelo menos nas mesmas condições em que foi captada.
              Estrutura onde a água bombeada chega e inicia-se o tratamento (vista externa)




                         Início do tratamento com a adição do coagulante líquido


             Primeiro tanque de decantação, com os flocos de impurezas mais leves já na superfície



             Vista geral interna da ETA com tanques de decantação e armazenagem de água tratada



                 Nosso grupo observando a captação da água no final da decantação

 



                                                   

Comentários