Conselho Participativo de Santo Amaro

Em reunião extraordinária, o Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Santo Amaro, Tadeu Dias Pais,  apresentou aos conselheiros o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos- PGIRS - que regulamenta a geração, descarte, coleta e destinação dos resíduos produzidos na cidade. O plano considera toda a cadeia, desde a compra de produtos até a deposição final, incluindo resíduos domiciliares (recicláveis, orgânicos e rejeito), resíduos de saúde, de construção civil, passíveis de logística reversa, dentre outros. O Plano de Santo Amaro, como nas demais regiões da cidade, será desenvolvido por com o suporte de um comitê local composto por representantes dos diferentes setores da sociedade, que definirá critérios e ações a serem implementadas ao longo de um período de 15 anos. Em princípio as metas para Santo Amaro são:

1) aumentar o nº de ecopontos (de 3 para 7)
2) aumentar a adesão à coleta seletiva, universalizada porta -a- porta, de 6% para 12% do total de resíduos domiciliares coletados
3) aumentar o nº de condomínios (verticais) com compostagem (de 1 para 138, dos atuais 479)
4) implantar dois pátios de compostagem para 15 t/dia (testando resíduos domiciliares com o de feiras), ainda sem alternativas  locacionais
5) implantar  uma central de compostagem para 600 t/dia na área do antigo aterro Santo Amaro
6) implantar a coleta seletiva nos próprios municipios
7) fiscalizar os grandes geradores de resíduos, suspendendo a coleta pública nestes locais; especificamente para volumosos, a subprefeitura estaria tratando com grandes lojas de móveis e afins (Casas Bahia, Marabrás, etc.) para implantar um local de recepção para os bens inservíveis a serem devolvidos pelos consumidores; esta logística reversa aliviaria descargas no ecoponto e a operação cata-bagulho.

Informou-se que a Prefeitura ainda está negociando o tratamento de resíduos perigosos, como lâmpadas fluorescentes, que, por enquanto, não podem ser deixadas nos ecopontos. A alternativa, segundo alguns conselheiros presentes, é entregá-las em estabelecimentos comerciais com destinação confiável, como a loja Leroy Merlin no Real Parque (marginal, perto da ponte do Morumbi).

Na sequência, o engenheiro Gilberto Ulanim apresentou um estudo preliminar para a elaboração do Plano Diretor de Subprefeitura, que substituirá o Plano Regional Estratégico em vigor. Esse rascunho será desenvolvido por meio de oficinas e audiências públicas, e também deverá entrar em vigor até o final de 2016.  

Comentários