2019 está terminando: o que a Sajape fez?

A Sajape mantém-se ao lado dos moradores nas questões de trânsito, na fiscalização de usos e ocupação de solo, na manutenção da vegetação do nosso bairro, e em tantas outras demandas.

Nossa associação acompanha todos os processos informados pelos moradores à nossa associação e, sempre que o problema extrapola as competências da Prefeitura, recorremos ao Ministério Público, como é o caso da invasão da área na esquina da avenida Prof. Vicente Rao com a rua Dr. Ademar Queirós de Morais.

Mantemos representantes em diversos conselhos, como os que tratam da preservação do meio ambiente (Confema, Cades Municipal e Cades Regional), da segurança (CONSEG), e da manutenção dos interesses dos moradores em áreas públicas, como é o caso do Conselho Gestor do Parque do Cordeiro.

Praça do Cordeirinho

Em abril deste ano, a Sajape adotou a praça Dácio de Morais Jr. com o apoio de várias empresas da região: Águas Petrópolis Paulista, Bonsai Kai, Empório Bem-te-vi, Geovane Hair Design, Mesa Cinco, Padaria Santa Marcelina, Strelitzia Flores e Via Vila.

Por meio de um crowdfunding, contamos com a generosidade de várias famílias do bairro que contribuíram financeiramente, proporcionando a instalação de uma cerca que acompanha a lateral que dá para a avenida Prof. Vicente Rao, importante para garantir a segurança das crianças que frequentam a praça e de um cachorródromo para nossos amigos peludos.

Cachorródromo instalado na praça Dácio de Morais Jr., rebatizada carinhosamente,
pelos moradores, de praça do Cordeirinho. (Foto: arquivo SAJAPE)

Em setembro, concorremos, no programa de destinação de verba parlamentar promovido pelo vereador Police Neto para implantação de praças, a uma verba de 40 mil reais para a construção de duas pérgolas, verba que, graças ao empenho dos voluntários envolvidos, foi conquistada e agora está sendo gerenciada pela Subprefeitura de Santo Amaro (veja os detalhes aqui).

A praça ainda conta com brinquedos inovadores e ecológicos idealizados pelo artesão Guilherme Blauth. Feitos em bambu e corda, eles se transformaram na marca da praça do Cordeirinho.

Crianças aproveitando a novidade dos brinquedos de bambu. (Foto: Gilmar Ferreira Duarte)

Segurança pessoal e patrimonial

Dando continuidade ao Programa Vizinhança Solidária, foram formados grupos de moradores liderados por tutores que fazem o contato com a Polícia Militar. Por todo o bairro, podemos encontrar as placas de que a Sajape disponibiliza a preço de custo para quem quer integrar o movimento.

As reuniões entre tutores e PM acontecem regularmente. Com essa integração, a PM vem nos ajudando a passar dicas de segurança para os moradores e, ao mesmo tempo, mantém-se informada sobre os problemas que acontecem em nossos bairros.

Desde o início do ano, a Sajape também vem tratando com uma nova empresa de monitoramento – a YellowCam – que promete instalar câmeras que podem monitorar todo o movimento de nossas ruas e avisar a polícia em caso de qualquer movimento suspeito. Todos os moradores poderão observar suas ruas por meio de um aplicativo para smartphone.

No final deste ano, a Sajape avançou nas negociações com a YellowCam e esperamos, para o início de 2020, que duas câmeras sejam instaladas a título de teste.

Também avançamos no caso da invasão do terreno na avenida Prof. Vicente Rao, contando com a colaboração de um escritório de advocacia que abraçou nossa causa.

Ações paralelas

Em 2019, a Sajape também emprestou sua expertise para entidades menos favorecidas. Foi o caso, por exemplo, da negociação junto à Subprefeitura e ao Metrô, para que uma entidade que trabalha com crianças e mulheres na região da avenida Jornalista Roberto Marinho permanecesse nas redondezas e não fosse prejudicada pela construção da Estação Campo Belo da Linha Lilás.

Integramos o Grupo IPTU Justo, que questiona os valores cobrados pela Prefeitura e iniciamos um estudo de como recuperar o ICMS cobrado indevidamente nas contas de luz dos últimos 5 anos.

Além disso, continuamos nos esforçando para manter uma comunicação eficaz com os moradores, divulgando ações que ocorrem no bairro e projetos da Sajape por meio do nosso jornal impresso (Mais Ação), que contou com o apoio da Congraf, e pela publicação de matérias neste blog, bem como no Instagram e no Facebook.

E como ninguém é de ferro, também começamos a promover atividades para conhecermos nossos vizinhos. Além das comemorações das conquistas da praça do Cordeirinho, a Sajape promoveu um passeio cultural para prestigiar um de nossos moradores mais antigos, Luiz Prézia, em uma apresentação de teatro no Clube Paineiras do Morumbi. O passeio foi organizado às pressas, mas mesmo assim contamos com a presença de um grupo animado que, depois, se juntou para compartilhar de um jantar no restaurante do clube.

Em novembro, promovemos uma confraternização que contou com o apoio da SM Pizzas, que concedeu um desconto para os moradores. Todos puderam aproveitar uma noite de folga com muita conversa e pizza.

Luiz Prézia, no papel de Zeca Diabo, na peça Odorico Paraguaçu. (Foto: arquivo SAJAPE)

jantar de confraternização
Jantar de confraternização na SM Pizzas, que contou com a participação de
moradores e associados da Sajape e da Sababv (Foto: arquivo SAJAPE)

Fechando o ano, produzimos um vídeo institucional sobre a entidade, mais uma vez contando com o apoio da Padaria e Pizzaria Santa Marcelina e, desta vez, também com a boutique de carnes Santa Amélia. O vídeo será divulgado em quatro partes e a primeira publicação você pode ver aqui.

Venha fazer parte desse movimento também

Todas as ações da Sajape são realizadas por colaboradores voluntários, contando com o apoio de empresas  simpatizantes, em favor de todos os moradores.

Junte-se a nós em 2020!!

Comentários