Corredor de ônibus Marginal-Diadema: reunião das associações com a EMTU
Para quem não sabe, o corredor de ônibus Marginal Pinheiros - Diadema está esperando a conclusão das obras há mais de 20 anos. Agora, o Ministério Público determinou que a Prefeitura conclua a obra até o final do mês de julho deste ano.
A EMTU, em reunião anterior na sede das associações, revelou que serão instalados tróleibus nessa via, o que exigirá mais adequações da pista, pois serão necessárias instalações elétricas para o funcionamento dos transportes.
As associações SABABV e SAJAPE, representadas por dois de seus moradores, reuniram-se com o coronel José Renato, da Ouvidoria da EMTU; o sr. Alberto Horta, engenheiro responsável pela obra do corredor; o sr. José Jacques Yazbek, superintendente de engenharia e obras da EMTU; e o sr. Luiz Felipe, engenheiro que acompanhou a obra enquanto estava sob a responsabilidade do Metrô, no dia 23 de março deste ano para ouvir e entender as providências para a implantação e a abertura desse corredor.
Serão 18 pontos de parada e cinco estações de transferência, a saber: Parque do Nabuco, Washington Luiz, Vicente Rao (na altura da Ademar Queirós de Morás), Santo Amaro e Largo Los Andes.
As paradas serão módulos de estrutura metálica com cobertura de policarbonato em forma de abóboda.
Ainda há muitos problemas sem solução, como o acesso à estação Morumbi da CPTM na altura do Largo Los Andes. Embora o melhor acesso seja por debaixo da ponte Morumbi, o Market Place ocupa a via. Há fortes indícios de que o TAC e/ou as diretrizes de polo gerador desse shopping não tenham sido cumpridos. As associações comprometeram-se a investigar em que situação essa área pública está sendo ocupada.
A instalação das paradas e o recapeamento da pista exclusiva dos ônibus são simples e se a obra dependesse só disso, o prazo seria facilmente cumprido. Contudo, segundo o engenheiro Alberto, há outras intervenções que não estarão prontas até o dia 31 de julho, prazo máximo concedido pelo promotor Naum para a conclusão da obra. A instalação das galerias para a rede de transmissão de dados, que envolve também a infraestrutura para CET, Ilume, sinalização e rastreamento dos ônibus é uma delas.
A quantidade de intervenções solicitadas pela CET é outro problema. Dentre as que mais afetam o nosso bairro, está a que pretende desapropriar parte do EcoPonto para fazer uma alça de retorno, eliminando o que já existe na frente do Carrefour na Vicente Rao.
A EMTU, em reunião anterior na sede das associações, revelou que serão instalados tróleibus nessa via, o que exigirá mais adequações da pista, pois serão necessárias instalações elétricas para o funcionamento dos transportes.
As associações SABABV e SAJAPE, representadas por dois de seus moradores, reuniram-se com o coronel José Renato, da Ouvidoria da EMTU; o sr. Alberto Horta, engenheiro responsável pela obra do corredor; o sr. José Jacques Yazbek, superintendente de engenharia e obras da EMTU; e o sr. Luiz Felipe, engenheiro que acompanhou a obra enquanto estava sob a responsabilidade do Metrô, no dia 23 de março deste ano para ouvir e entender as providências para a implantação e a abertura desse corredor.
Serão 18 pontos de parada e cinco estações de transferência, a saber: Parque do Nabuco, Washington Luiz, Vicente Rao (na altura da Ademar Queirós de Morás), Santo Amaro e Largo Los Andes.
As paradas serão módulos de estrutura metálica com cobertura de policarbonato em forma de abóboda.
Ainda há muitos problemas sem solução, como o acesso à estação Morumbi da CPTM na altura do Largo Los Andes. Embora o melhor acesso seja por debaixo da ponte Morumbi, o Market Place ocupa a via. Há fortes indícios de que o TAC e/ou as diretrizes de polo gerador desse shopping não tenham sido cumpridos. As associações comprometeram-se a investigar em que situação essa área pública está sendo ocupada.
A instalação das paradas e o recapeamento da pista exclusiva dos ônibus são simples e se a obra dependesse só disso, o prazo seria facilmente cumprido. Contudo, segundo o engenheiro Alberto, há outras intervenções que não estarão prontas até o dia 31 de julho, prazo máximo concedido pelo promotor Naum para a conclusão da obra. A instalação das galerias para a rede de transmissão de dados, que envolve também a infraestrutura para CET, Ilume, sinalização e rastreamento dos ônibus é uma delas.
A quantidade de intervenções solicitadas pela CET é outro problema. Dentre as que mais afetam o nosso bairro, está a que pretende desapropriar parte do EcoPonto para fazer uma alça de retorno, eliminando o que já existe na frente do Carrefour na Vicente Rao.
Entre o terminal diadema e o carrefour terá alguma parada de ônibus?
ResponderExcluirObrigado
Sim.
ResponderExcluirVamos postar um mapa com as paradas. Apenas os nomes ainda não estão confirmados.