Segurança - Ata reunião de 15/06/2014

Prezados vizinhos,

agradecemos aos moradores, que apesar do frio e chuva, compareceram em grande número à nossa reunião sobre segurança, cujo objetivo central foi discutir ações simples, mas que exigem muita colaboração e participação para que tenhamos como melhorar a situação em nossa região.
Sabemos que não são ações isoladas que farão a diferença. Mas com iniciativas coletivas, com certeza veremos bons resultados para a prevenção das ocorrências.

LUOS: Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo
Antes de entrar no tema da reunião, alertamos os moradores sobre os descalabros que estão sendo propostos no projeto da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), que complementa o Plano Diretor Estratégico da cidade (PDE). Em nossa região, a proposta é transformar alguns quarteirões da Rua São Benedito, que hoje é uma Zona Estritamente Residencial (ZER) em ZC de um lado e Zcor-3 do outro lado. Isso significa que teremos, no lado par, uso não residencial “compatível”com a vizinhança residencial; e do lado ímpar, usos que a própria Prefeitura classifica como uso não residencial especial ou incômodo à vizinhança residencial. O detalhe é que não há justificativas técnicas para essas mudanças: trata-se apenas de atender aos interesses de empresas que hoje estão instaladas irregularmente nessa rua.

Só para dar idéia do tamanho do estrago, aqui estão alguns exemplos dados pela própria prefeitura de usos permitidos para esses quarteirões: local de eventos e reuniões médio porte com lotação de até 500 pessoas, incluindo os locais de culto, comércio de abastecimento de grande porte, com dimensão superior a 2.000m² de área construída computável; comércio de alimentação de grande porte, com lotação superior a 500 lugares.

As associações vêm-se organizando para enfrentar o debate na Câmara, e pediremos a colaboração de todos para que se manifestem junto aos vereadores. Precisamos proteger nossa região de decisões políticas e não técnicas!

Maiores informações a esse respeito serão enviadas em breve por outro e-mail.

SEGURANÇA
Para exemplificar algumas ações de projetos de segurança comunitária, convidamos Marcelo Byrro, morador do Morumbi, que apresentou o projeto de segurança comunitária que já vem sendo aplicado em seu bairro. O projeto Segurança do Morumbi– RCS-PM – Rede Comunitária de Segurança com a Polícia Militar – consiste basicamente em uma rede formada por condomínios e a Polícia Militar, que faz o monitoramento das vias com câmeras instaladas pelos próprios edifícios, e mantém comunicação direta de porteiros com a Base Comunitária da Polícia, por meio do Skype. Embora não se encaixe diretamente no perfil de nossa região, por ser basicamente entre prédios, apresenta vários pontos muito interessantes: instalação de câmaras, melhor contato dos moradores e trabalhadores com a polícia, capacitação dos porteiros e vigias pelos cursos administrados pela polícia, melhor comunicação entre os vizinhos, entre outros.

Além desse, foi explicado o projeto que já vem sendo executado na região da SAJAPE, chamado Meu vizinho está de olho: sob a coordenação de um dos participantes, formam-se grupos de moradores vizinhos, que colocam placas em seus imóveis identificando as residências que participam do projeto. A qualquer sinal de atividade suspeita, o proprietário é alertado, ou os próprios vizinhos acionam a polícia.

Ainda a respeito de segurança, há ainda outro projeto no bairro, chamado Amigos do Quadrilátero, cujo objetivo é divulgar a moradores cadastrados, por e-mail, informações sobre ocorrências registradas nas imediações, para que todos fiquem atentos ao “modus operandi” dos meliantes. Os levantamentos das ocorrências são tabulados e repassados aos policiais.

Além desses, relatamos alguns outros projetos pontuais que vêm sendo realizados com câmaras e guaritas elevadas em nosso bairro.

Próximos passos
Para dar andamento à iniciativa, as diferentes sugestões serão agora discutidas em reuniões de trabalho, e alguns moradores já se inscreveram para participar desses grupos.

A ideia é começar o trabalho pelos seguintes itens :
1. Mapeamento de líderes do quarteirão (voluntários, síndicos, representante de guarita, escolas, igrejas…) para reuniões de trabalho;
2. Definição das práticas de segurança (conhecer vizinhos, comunicação entre guaritas, WhatsApp, Vizinhança Solidária, Amigos do Quadrilátero, câmeras etc.);
3. Processo de cadastramento de vigias;
4. Definição do manual de procedimentos do vigia, morador e funcionário;
5. Padronização de guaritas e vigias;
6. Placas de sinalização do monitoramento do bairro.

A reunião do grupo será dia 24 de junho às 20h, os interessados em fazer parte do grupo de segurança, por favor confirmem a presença para informação do local.

Gostaríamos muito de receber comentários, sugestões, relatos... e mesmo críticas. Qualquer manifestação é melhor do que a falta de envolvimento dos moradores.
Participem!!! Colaborem!!!

Se você ainda não se cadastrou, por favor, faça-o através de nossos sites:
SABABV: www. altodaboavista.org.br
SAJAPE: www.sajape.org.br

sajape@sajape.org.br / sababv@altodaboavista.org.br
Telefones: 5532-1367 e 3854-7372
Blog: http://blogmaisacao.blogspot.com.br
Sede: Av. Adolfo Pinheiro, 2464 – cj. 33

Abraços,
SABABV – Associação de Moradores do Bairro Alto da Boa Vista
SAJAPE – Associação de Moradores dos Jardins Petrópolis e dos Estados
CIRANDA – Comunidade e Cidadania


Junho, 2015 

Comentários