Rua São Benedito é alvo de discussão em audiência do zoneamento

Matéria extraida do site da Câmara Municipal de São Paulo

DA REDAÇÃO

A situação da rua São Benedito, localizada em Santo Amaro, zona sul da cidade, foi um dos assuntos mais debatidos na audiência da Lei de Zoneamento, que ocorreu no Centro Universitário Senac, no último sábado (3/10). De um lado, está o pedido de não modificação no zoneamento local. Do outro, a mudança, o que regularizaria alguns imóveis da via.

De acordo com Cristina Antunes, representante da Ciranda, uma entidade que congrega associações de moradores da subprefeitura de Santo Amaro, a rua São Benedito de um lado é uma Zona Estritamente Residencial 1, e do outro, uma Zona Estritamente Residencial 3. Na primeira só são permitidas residências e na segunda, pode se construir prédios. “Ao longo do tempo, do lado das casas foram se instalando escritórios de profissionais liberais, dentistas, pequenas escolas, imobiliárias, salões de cabeleireiro. Isso foi provocando uma perda de vegetação na rua devido à retirada de árvores para se colocar vagas para carros, por exemplo. O que está sendo proposto pela revisão da Lei de Zoneamento é uma Zona Corredor, o que será muito prejudicial para quem já está lá e também nas redondezas”.

Já Dora Martins, uma das lideranças do movimento São Benedito Legal, acredita que se a via tornar-se uma Zona Corredor não causará prejuízos. “Não somos contra as Zonas Estritamente Residencial, mas a São Benedito tem vocação de prestação de serviço e comércio. Estamos na borda de uma ZER”, afirma. Dora não reside na rua, mas possui um escritório de advocacia no local.

Relator do projeto de revisão da Lei de Zoneamento, o vereador Paulo Frange (PTB), ressalta que a região contemplada pela subprefeitura de Santo Amaro, que atende aos distritos de Campo Belo, Campo Grande e Santo Amaro, tem uma das áreas residenciais mais extensas da cidade. “Apesar de ser uma das cinco regiões na cidade quem mais tem sido algo do mercado imobiliário, ela tem metade da população que mora em casas. Portanto, esse território, consolidado com transporte público, tem que ser muito bem organizado.”

Para entender melhor a nova proposta de zoneamento para São Paulo acesse:http://www.camara.sp.gov.br/mapa-lei-de-zoneamento/

Comentários