Água do rio Jundiaí é considerada boa pela 1ª vez após 20 anos de recuperação

Relatório do SOS Mata Atlântica aponta a água é considerada 100% boa. Principal espécie de peixe, o Jundiá, está retornando ao rio.

Um levantamento inédito da SOS Mata Atlântica aponta que, após quase 20 anos de trabalho de revitalização, a água do rio Jundiaí foi considerada 100% boa, no trecho da cidade de Salto (SP), próximo à foz do rio Tietê. Do total de 134 coletas feitas em rios do Estado de São Paulo, apenas quatro tiveram o mesmo resultado.
A pesquisa, realizada em janeiro e fevereiro deste ano, concluiu que a água do rio Jundiaí é regular, pois passou de classificação 4 para 3.
Para a associação, a mudança deve-se principalmente a atuação do Consórcio de Despoluição do Rio Jundiaí e do Comitê de Bacias Hidrográficas, que cuida da coleta, tratamento de esgoto, recuperação de matas ciliares e ampliação de unidades de conservação estaduais e municipais na bacia.
"No ano passado, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprovou um pedido da bacia dos rios Piracicaba-Capivari e Jundiaí para que um trecho do rio, que já estava recuperado, fosse levado à classe 3, que já permite a captação da água para tratamento e abastecimento humano, lazer, vida aquática, produção de alimentos. Ou seja, é um rio quase completo para o uso", explica Malu Ribeiro, coordenadora da SOS Mata Atlântica.
A qualidade da água, segundo a SOS Mata Atlântica, possibilitou a volta do peixe Jundiá ao rio, que não era visto em seu habitat natural desde 1980. Com a despoluição do rio, a partir de 2013 voltou para a água e é presença comum na região.
Peixe Jundiá voltou a ser visto no rio Jundiaí a partir de 2013 (Foto: Sidney Martins/Terra da Gente)


Comentários